Agilizar o Saneamento Básico é desafio que tem nas ETEs a solução

As minis e macros ETEs (estações de tratamento de efluentes) biológico são soluções menos onerosas porque podem ser projetadas sem a necessária, cara e demorada construção das extensas redes coletoras, que transportam efluentes  visando levá-los a uma grande estação de tratamento.

Tal fato, ganha mais urgência quando sabemos que saneamento básico é  ainda considerado um luxo no Brasil, posto deixar de fora 57 milhões de residências sem acesso à rede de esgoto, 24 milhões sem água encanada e 15 milhões sem coleta de lixo, de acordo com os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2018, do IBGE.
O resultado desse descaso se reflete na qualidade de vida e conforme estudos são nefastos a saúde, a educação e atinge o mercado de trabalho posto ampliar os ricos de doenças.

Proteger a natureza e remover poluentes dos esgotos e transformar em água os efluentes que serão ser lançados ao meio ambiente começam a ganhar respaldo legal e passa  fazer parte das estratégias para exigir a implantação de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) nos empreendimentos residenciais e comerciais, individuais ou aglomerados em Maceió, no estado das Alagoas.
As ETEs, como descrito e sublinhado na legislação ambiental, deverão ter a preocupação e atender as exigências de qualidade dos efluentes ao final do processo, onde após todo o processo, livre de contaminantes e com a matéria orgânica digerida e transformada em agua tipo 2, compatível a água da chuva pode retornar ao meio ambiente sem riscos de contaminação.

As estações de tratamento, conhecidas com ETE, que a Ekovida Brasil comercializa e planeja conquistar vários clientes individuais e condomínios responsáveis, em toda a região dos lagos, tem ainda a vantagem de usar bactérias anaeróbicas que digerem toda a matéria orgânica sem liberar metano e deixar restos sob a forma de lodo. A essa vantagem, quando agregamos uma unidade de filtragem mais exigente podemos até chegar a água para todos os usos, mas idealmente chegamos a água para reuso, o que gera uma enorme economicidade a condomínios e shoppings.

Vamos nos engajar e unidos salvar nossas lagoas, lençóis freáticos e oceanos que acabam como destino final de tudo de errado fazemos.